O jornal americano Advertising Age, uma espécie de bíblia do marketing, selecionou os 50 produtos e serviços que estão "bombando" nos Estados Unidos. Alguns são velhos conhecidos também dos consumidores brasileiros, como o iogurte Activia, da Danone, a Coca Zero e Johnny Walker Blue Label, da Diageo. A maior surpresa é que a lista trouxe uma marca brasileiríssima. Adivinhe qual? Havaianas, os chinelos de borracha que se tornaram uma febre mundial. Segundo o AdAge, a estratégia da Alpargatas, dona da marca Havaianas, foi baseada sobretudo na associação do produto com celebridades e no chamado marketing de guerrilha.
Vale a pena ver a matéria toda (aqui) para aprender algumas lições de marketing.
Ângela já foi diretora de comércio exterior da São Paulo Alpargatas e uma das responsáveis pelo projeto de internacionalização da marca Havaianas. A empresa produz, em média, até 650 mil pares de Havaianas por dia. Em setembro passado, a companhia atingiu seu recorde histórico de vendas: 16,2 milhões de pares. Nos últimos nove meses, as sandálias foram responsáveis por quase 60% da receita de vendas da companhia. Hoje, o produto está presente em cinco continentes e é vendido em mais de 80 países, inclusive na China.
O câmbio desfavorável não deve prejudicar a exportação das Havaianas, segundo Ângela. A estratégia para isso é posicionar a marca de modo a evitar que o produto se torne uma commodity. O ideal é estimulá-lo como um "desejo de consumo", ressaltou ela.
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