quarta-feira, 6 de maio de 2009

As boas pagadoras de dividendos estão caras

......
o "dividend yield" é mais do que um simples número. É o reflexo da gestão focada no lucro, no equilíbrio entre o crescimento do negócio, remuneração do capital investido, consistência dos resultados, qualidade da gestão e respeito ao acionista. Ele interpreta o "dividend yield" como o juro real que o acionista recebe para remunerar o seu investimento. Pela ótica da renda fixa, o "dividend yield" representaria o cupom periódico de um título de longo prazo. Já o valor da empresa equivaleria ao principal do título, mas com a diferença significativa de não ser corrigido apenas pela inflação, mas também pelo crescimento da empresa.

Os lucros de 2009 tenderão a cair sem sombra de dúvida (em reais e em dólares). Para aqueles que analisaram as empresas ao longo desses últimos 15 anos, em cada período de desaceleração (1994/95; 1998/99; 2002/03), tivemos diversos fatores mitigadores ("payout", alavancagem, etc.) que serviram para compensar o impacto da redução da lucratividade na distribuição de dividendos. Vale lembrar que, desta vez, contrariamente às outras crises, os juros brasileiros tendem a cair em termos nominais e reais (e ainda mais líquido de impostos). O custo de oportunidade ou taxa de retorno objetivo ("target yields") serão revisados para baixo, trazendo novamente as empresas pagadoras de dividendos sob os holofotes dos investidores. É com isso em mente que existe, a nosso ver, uma grande oportunidade no mercado acionário brasileiro.

Os dividendos traz ao investidor uma equação de risco retorno diferente. Mais do que uma estratégia simplesmente defensiva, de valor, de crescimento ("growth") ou de tamanho (small/large caps) ou ainda de exposição a fatores de câmbio, ela cristaliza uma disciplina que amarra todos esses estilos sendo robusta e defensiva (sim!), mas bem menos dependente de cenários e fluxos.

Mohamed Mourabet é sócio fundador e chefe de pesquisa da Victoire Brasil Investimentos

Valor Economico

Nenhum comentário:

Postar um comentário