A Weg está prestes a dar mais um passo importante na sua trajetória de internacionalização. Nesta segunda-feira (26), a fabricante de motores elétricos com sede em Jaraguá do Sul (SC) anunciou que vai aplicar US$ 50 milhões na construção de uma nova fábrica fora do Brasil – desta vez, na Índia, mais precisamente na cidade de Hosur, na vizinhança do pólo industrial de Bangalore. O objetivo da companhia é explorar o mercado indiano, que é hoje um dos principais destinos de suas vendas de motores trifásicos e de geradores elétricos. “A Índia é um dos mercados que mais crescem no setor de energia. Nós vínhamos sentindo esse crescimento nas nossas exportações para lá. Agora, queremos aproveitar esse potencial mais de perto”, resume Alidor Lueders, diretor Administrativo e de Relações com Investidores da Weg.A notícia não chega a ser surpreendente. Desde o início desta década, a internacionalização da Weg segue uma trajetória, até certo ponto, previsível. Antes de abrir uma fábrica, a companhia testa o mercado em duas etapas: a primeira, por meio das exportações; a segunda, por meio de uma subsidiária local – basicamente, um centro de distribuição com uma equipe de vendas. A fábrica propriamente dita só entra em cena se os resultados obtidos nas duas fases anteriores forem consistentes. Na Índia, por exemplo, a Weg já mantinha uma subsidiária desde 2004 – e com resultados animadores, segundo Lueders. “Essa é uma característica nossa. Nós procuramos sempre conhecer o mercado, saber se é conveniente, se tem bom potencial, etc”, descreve.

Nenhum comentário:
Postar um comentário