quinta-feira, 22 de maio de 2008

BB pode incorporar a Nossa Caixa

O Banco do Brasil e o governo do Estado de São Paulo iniciaram negociação para a incorporação do Banco Nossa Caixa pela instituição federal. A operação depende de prévia autorização da assembléia legislativa estadual. De acordo com comunicado divulgado nesta noite, o negócio, se concluído, deve preservar os interesses do público relacionado às companhias envolvidas, incluindo empregados, correntistas, acionistas e outros parceiros.


Nossa Caixa tem o pior resultado entre os bancos brasileiros

O ano de 2007 definitivamente não foi bom para a Nossa Caixa, o terceiro maior banco de varejo do Brasil com controle estatal. Segundo levantamento da consultoria Economática, o banco teve a menor rentabilidade entre as 13 instituições de capital aberto que já divulgaram seus balanços neste ano (ver tabela abaixo). O lucro líquido caiu pelo segundo ano consecutivo, para 303 milhões de reais. Em relação a 2006, o ganho foi 33% menor. Já as ações da Nossa Caixa, que chegaram a valer mais de 50 reais no final de 2006, estão em queda livre e fecharam cotadas a 24,50 reais na última sexta-feira.

O valor é menor do que o obtido com a oferta inicial das ações da Nossa Caixa feita no Novo Mercado da Bovespa em outubro de 2005 (31 reais). Isso tudo em um período excepcional para os bancos brasileiros. Bradesco e Itaú, os dois maiores do setor privado no país, por exemplo, lucraram mais de 8 bilhões de reais em 2007, um recorde histórico. Muitas das instituições financeiras de menor porte que abriram o capital no ano passado mais do que dobraram seus lucros. Seria então a Nossa Caixa a primeira vítima brasileira da crise do subprime, que devastou balanços de bancos na Europa e nos Estados Unidos em 2007?

Continua em EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário