quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Início de ano com ATA do FED

O Federal Open Market Committee, comitê de mercado aberto do Banco Central dos EUA, divulgou hoje a minuta de sua última reunião realizada em 11 de dezembro, quando reduziu o juro básico norte-americano em 0,25 ponto percentual, para 4,25% ao ano.

Em linhas gerais, a autoridade monetária norte-americana balizou sua decisão nos riscos à atividade econômica do país, resultantes do crescente enfraquecimento do mercado imobiliário associado à deterioração do crédito.

Além disso, há projeções de que a inflação possa recuar neste ano, mas ainda existem riscos de pressões decorrentes da elevação de preços de commodities e energia.

O Fed também evidenciou no documento preocupação com o cenário prospectivo para a economia, dadas as incertezas associadas a este e consideradas "incomuns" pela autoridade monetária, revelando que a turbulência nos mercados financeiros pode se elevar, intensificando a contração no mercado imobiliário e restringindo outras formas de gastos públicos.

Eric Rosengreen foi o único membro que votou a favor de um corte de 0,50 ponto percentual na Fed Funds Rate. A sua percepção foi de que a combinação da deterioração do mercado imobiliário, combinado a redução de gastos dos consumidores e empresários, preços de energia mais altos e fraco desempenho dos mercados financeiros elevam os riscos de manutenção do enfraquecimento da economia.

Fonte: Infomoney



Nenhum comentário:

Postar um comentário