sábado, 5 de janeiro de 2008

EUA: o fim do império do Dolar

As bolsas de valores dos Estados Unidos desabaram nesta sexta-feira, com o Nasdaq registrando sua pior queda percentual diária em quase um ano, após dados mostrando um aumento no desemprego norte-americano alimentarem preocupações de uma recessão.

O índice Dow Jones registrou queda de 1,96 por cento, a 12.800 pontos. O Standard & Poor's 500 caiu 2,46 por cento, a 1.411 pontos, enquanto o Nasdaq despencou 3,77 por cento, a 2.504 pontos. As ações de tecnologia tiveram o pior desempenho no dia. O Nasdaq teve seu sexto dia seguido de queda, após a Intel ter recuado 8,1 por cento sobre preocupações de que empresas não devem atualizar seus computadores frente a uma desaceleração econômica.

Nesta sexta-feira, o Departamento de Trabalho divulgou uma criação menor que o esperado de 18 mil novos postos de trabalho e a taxa de desemprego subiu para o maior patamar em dois anos, a 5 por cento.

Em um sinal de que investidores estavam se garantindo para enfrentar difíceis tempos da economia, os raros ganhadores do mercado foram setores defensivos como o de fornecimento público de energia, farmacêuticas, alimentos e de outros produtos tidos como essenciais para a vida diária.

"Os números sobre a criação de postos de trabalho estão mostrando que não temos os empregos, e se você não tem salários você não há consumidores fazendo qualquer tipo de gastos", disse Gary Shilling. "Eu não acho que há muitas dúvidas de que estamos em recessão agora."

Fonte : Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário