sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Economia americana tem pior desempenho desde 1946

A economia americana teve uma boa recuperação no quarto trimestre de 2009 com um crescimento de 5,7%, mas para todo o ano teve uma queda de 2,4%, seu pior desempenho desde 1946, segundo dados da primeira estimativa divulgada pelo Departamento do Comércio dos Estados Unidos.

A expectativa dos economistas era de que esta primeira preliminar apontasse crescimento de 4,5% para a economia americana. A primeira divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre mostrou a maior alta desde o terceiro trimestre de 2003.

O crescimento foi estimulado por uma forte desaceleração no ritmo de liquidação de estoques, um fator que pode mascarar a força da recuperação econômica.

Os estoques empresariais caíram apenas US$ 33,5 bilhões no quarto trimestre, após recuarem US$ 139,2 bilhões no terceiro trimestre. A variação de estoques adicionou 3,39 pontos percentuais ao PIB, a maior contribuição desde o quarto trimestre de 1987.

No terceiro trimestre, o PIB dos EUA cresceu à taxa anualizada de 2,2%, após contração de 0,7% no segundo trimestre. O crescimento do terceiro trimestre foi o primeiro em mais de um ano e o maior em quase dois anos.

O Departamento do Comércio do país observou em nota que o resultado do quarto trimestre é calculado com base em fontes de dados incompletas ou sujeitas à revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário