segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Menos etanol; gasolina mais cara

A redução de 25% para 20% da mistura de etanol na gasolina pode ter um efeito colateral indesejável: o aumento do preço da gasolina. Técnicos do governo, que preferem não se identificar, calculam que, se nenhuma medida for tomada, o preço da gasolina na bomba poderá subir de 2% a 2,5% com a menor mistura de álcool anidro.

Isso poderia acontecer porque, apesar de ter subido recentemente de preço, o álcool ainda é mais barato do que a gasolina. A mistura é feita pelas distribuidoras de combustíveis. Como agora elas terão de comprar mais gasolina do que antes, o custo total tende a subir.

Essas empresas compram a gasolina de refinarias da Petrobras e o etanol das usinas de cana. Depois, elas fazem a mistura e revendem aos postos. Segundo uma fonte governamental, o Executivo já estuda saídas para evitar que uma medida tomada para inibir o aumento do preço do álcool acabe aumentando o preço da gasolina. Uma das possibilidades é a redução da Contribuição de Intervenção sobre Domínio Econômico (Cide) cobrada da gasolina. Esse imposto já foi usado em outras ocasiões como colchão para impedir que aumentos da gasolina na refinaria chegassem aos consumidores.

Fonte: AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário